Fábio André Koff (13/05/1931 - 10/05/2018)

Fábio Koff Grêmio
Fábio Koff foi um juiz de direito e presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em quatro mandatos, de 1982 a 1983, de 1993 a 1997, quando foi reeleito em 1995, e de 2013 a 2014. Além disso, foi também jogador de futebol, técnico de futebol e presidente do Clube dos 13, a associação dos 20 maiores clubes de futebol brasileiros.

Influenciado pela esposa, Ivone, cursou a faculdade de Direito em Passo Fundo. Exerceu a profissão de Juiz de Direito, onde passou a fazer uma turnê pelo interior do Estado do Rio Grande do Sul. Também trabalhou em Flores da Cunha, Frederico Westphalen, São Jerônimo, Canoas e Porto Alegre.

Em 2016, foi lançado o livro "Fábio André Koff: Memórias e Confidências. O Que Faltou Esclarecer", pela editora gaúcha AGE, sendo uma biografia escrita através de depoimentos concedidos a Paulo Flávio Ledur e a Paulo Silvestre Ledur, onde o ex-presidente do Grêmio conta em detalhes como foram os bastidores das principais conquistas do clube, bem como a sua carreira como dirigente do Clube dos 13.

Fábio Koff assumiu a presidência do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em 1982. Durante aquela temporada, foi extremamente criticado pela torcida do Grêmio, por causa da perda do Campeonato Gaúcho para o Internacional. A pressão aumentou ainda mais no final do ano, quando o Grêmio ficou com o vice-campeonato Brasileiro, perdendo para o Flamengo.

As críticas aumentaram, os muros de Porto Alegre ecoavam "Fora Koff", e muitos achavam que Fábio não continuaria na presidência no ano seguinte. Mesmo assim, depois do aval da família, vocábulo este que Fábio redefiniu como "esposa".
Grêmio Campeão Mundial Interclubes 1983
Acabou ficando para a temporada 1983. Na metade daquele ano, com a conquista da primeira Libertadores da América, a frase dos muros de Porto Alegre, que antes dizia "Fora Koff", passou a dizer "Fora Koff: Vai Pra Tóquio".

No final de 1983, quando o Grêmio foi para o Japão e conquistou o Mundial Interclubes, o ano de 1983 acabou se tornando considerado o ano mais glorioso da história do clube, e aquela temporada ficou mais conhecida como "O Ano Azul".

Tornou-se candidato único à presidência do Grêmio no final daquele ano, e acabou reeleito presidente do clube, e tornou-se considerado por boa parte da torcida, ao lado de Hélio Dourado, um dos maiores dirigentes da história do clube.

Recuperado de um câncer, e novamente com o aval da família, voltou a dirigir o clube nos anos de 1993 a 1996, e novamente obteve grandes conquistas, como a Copa do Brasil, em 1994, a Libertadores da América, em 1995, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro em 1996. Ainda em 1995, o Grêmio foi vice-campeão do Mundial Interclubes, ao perder nos pênaltis para o Ajax, time holandês que, naquele ano, vinha de uma série de quase 50 partidas sem perder.

Postar um comentário