Matt LeBlanc: "o que eu teria feito diferente"

Para muitos, ele é o Joey de "Friends". Para outros, ele é o "Man with a Plan". Entretanto, para poucos, inclusive este que vos escreve, ele é simplesmente o americano do Top Gear britânico. Ele concedeu entrevista à revista Car And Driver e falou sobre os carros e motocicletas que já possuiu e atualmente é proprietário.
Matt LeBlanc Top Gear
Qual foi seu primeiro carro?

Um 1984 Nissan Pickup Truck. Comprei-o em 1985. Era novo e foi meu pai que me deu. Por um lado, estava animado, por outro, desapontado, porque eu queria um carro que precisasse de alguma coisa para ajeitar. Eu queria aquela experiência de colocar a mão na massa. Então eu vendi a picape e comprei uma 1978 Blazer que tinha kit de suspensão que ergueu o carro em dez centímetros e pneus de 36 polegadas. Era um grande carro, eu mesmo fiz tudo nele. Fiz a carroceria e a pintura na escola de tecnologia, onde fui mestre de carpintaria.

Como você saiu da carpintaria à televisão?

Alguma vez você já bateu o martelo nas suas unhas no inverno de New England?

Você ainda lida com ferramentas?

Adoro trabalhar em motocicletas de trilha. Possuem nada mais que o essencial para andar. É como Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas. Esvazia minha mente de coisas que eu não gosto de gastar tempo pensando.

Quando o dinheiro da série "Friends" caiu em seu bolso, no que você o gastou?

Comprei um De Tomaso Pantera. Acabei gastando muito dinheiro naquela coisa. O primeiro motor tinha 50 mil quilômetros e estava limpo como um apito. Totalmente original, nunca tinha aberto nem a tampa de válvulas para regulá-las. Então, ao parar num sinal vermelho, uma das válvulas quebrou, o pistão acertou a válvula, o pistão se partiu ao meio, e o bloco se partiu ao meio. Tudo isso quando o motor estava em marcha lenta.

Então eu construí um motor Boss 351 Cleveland. É basicamente o mesmo motor, só que com comando de válvulas rolante. Gastei cinco mil dólares nele. Não queria ficar doido. Coloquei-o no carro, mas fiquei desapontado com a falta de potência. Só que não havia nada errado com ele, então não havia justificativa para tirá-lo. Fui à Las Vegas para um track day. Estava muito quente. Aí pensei: "vou forçar até o motor abrir o bico". Volta após volta, volta após volta... até que o motor abriu. Só que ele continuou funcionando! Um lado do motor estava soltando fumaça preta. OK, ele estava queimando óleo. Então eu dirigi de Las Vegas até Los Angeles. No caminho, parei num posto de gasolina e comprei uma caixa de óleo. Usei cada gota daqueles frascos até chegar em casa. Tirei o motor. Um pedaço de um pistão se soltou, passou pela válvula de escape e saiu pelo sistema de exaustão.

O terceiro motor era um 420 Windsor que tinha 600 CV de potência.
Matt LeBlanc Top Gear Star In A Reasonably Priced Car
Você marcou o tempo mais baixo com o Kia Cee’d na pista do Top Gear quando era um simples convidado do programa. Como foste tão rápido?

Frequentei duas escolas de pilotagem. Fui a muitos track days, tanto de carros quanto de motocicletas. Numa moto, o trajeto de curva é crucial. Você não pode acelerar até sair da curva e a moto estiver ereta. E, para ser totalmente honesto, o grupo de talentos na "Star In A Reasonably Priced Car" não é muito grande. Não é como você batalhar contra os pilotos da Fórmula 1. Chris Harris pode andar em círculos ao redor de mim. Esse cara é muito rápido. Adoro ele. Eles podem estar correndo de carrinho de mão na Suécia e ele vai te dizer quem está liderando a tabela de pontuação.

Você está se tornando mais britânico?

Ah, eu não sei, cara.

Está trabalhando constantemente?

Ontem e hoje. Peguei meu Porsche 911 GT2 RS e percorri o Malibu Canyon.

O que você dirige todos os dias?

Não tenho carro na Inglaterra. Sento no banco traseiro de um Mercedes-Benz S-Class porque nunca me achei no trânsito de Londres. No trabalho, só ando na pista fechada. Nos Estados Unidos, eu dirijo para qualquer lugar. Meus daily drivers são um 2012 Mercedes-Benz ML63 AMG, um 2012 Porsche 911 Carrera 4 GTS e um 2014 Porsche 911 Turbo S.
Matt LeBlanc 2012 Mercedes-Benz ML63 AMG
Tem algum Porsche 911 air-cooled?

Eu tinha um 964 RS America. Não gastei muito dinheiro nele, não gostava da maneira que ele fazia curvas. Isto é o porquê da Singer começar com um 964. Ele se torna um carro bom se você gastar muito dinheiro nele, mas eu queria mantê-lo original. Aquele RS America era uma jogada de marketing: não tinha nada de RS naquele carro, mas eu tenho um 1988 Porsche Carrera e um 1987 Porsche 930 que são ótimos.

Há alguma coisa que você teria feito diferente?

Sim, provavelmente. Eu penso em todas as vezes que me machuquei numa motocicleta. Eu poderia ter virado à esquerda em vez de à direita e talvez não ter ido reto àquela grama alta, acertar uma tora e quebrar minhas costas. Agora, a maioria de tudo? As grandes coisas? Eu teria feito tudo de novo. São suas memórias que tornam você o que você é, certo?

O texto original pode ser conferido clicando aqui.

Ron Dennis: "o que eu teria feito diferente"
Ben Collins: "o que eu teria feito diferente"
Mario Andretti: "o que eu teria feito diferente"
Ari Vatanen: "o que eu teria feito diferente"
Jackie Stewart: "o que eu teria feito diferente"
Richard Hammond: "o que eu teria feito diferente"
Danica Patrick: "o que eu teria feito diferente"
Jim Hall: "o que eu teria feito diferente"
Hans-Joachim Stuck: "o que eu teria feito diferente"
Stirling Moss: "o que eu teria feito diferente"
Peter Brock: "o que eu teria feito diferente"
Don Panoz: "o que eu teria feito diferente"
Roger Penske: "o que eu teria feito diferente"
Adrian Reynard: "o que eu teria feito diferente"
Ron Howard: "o que eu teria feito diferente"
James Glickenhaus: "o que eu teria feito diferente"
Nick Mason: "o que eu teria feito diferente"
A. J. Foyt: "o que eu teria feito diferente"
Walter Röhrl: "o que eu teria feito diferente"
Kyle Petty: "o que eu teria feito diferente"
Giampaolo Dallara: "o que eu teria feito diferente"
Matt LeBlanc: "o que eu teria feito diferente"
Hermann Tilke: "o que eu teria feito diferente"

Postar um comentário